Friday, December 14, 2007

Um olhar, várias visões... Europa é o que há!

E o que há?
Mais uma vez resolvi pegar o lápis e o papel pra começar a colocar as idéias e pensamentos nas palavras escritas.
Mais uma vez comecei pelo velho lápis e papel pra embaralhar bastante e depois só tirar o que realmente vale.

Então vamos ao que interessa.
Voltei para descrever e escrever o que meus olhos já viram, meu corpo ainda sente e minha cabeça sempre analisa. Os infinitos caminhos pelos quais ainterpretação da gente pode percorrer cada vez que se depara com algo novo, estranho ou encantador.
O provar, o tentar, o testar de tudo um pouco por aqui, nos deixa cheios. Cheios de experiência, de vontades, de expectativas prá tudo + que possa surgir. Por isso que costumamos brincar com as palavras quando falamos que ainda não vimos tudo nessa vida. E vejam que estamos falando apenas dos olhos, não?! E o que diremos dos ouvidos, do nariz e da boca?! Ahmmmm... temos muita coisa prá aprender ainda! A grande pena é que até onde a gente sabe, a vida é uma só.
Sabe, estou achando ótimo poder dividir isso com vocês. Mesmo que sejam experiências minhas, mas enfim, o que me deixa contente é poder mostrar e expressar um pouco de tudo o que tenho vivenciado hoje.
Sem citar nomes ou colocar algum rótulo para a situação presente, o fato é que a vida tá me dando tal oportunidade, que jamais havia imaginado (de fato) viver um dia. Ah, não digo jamais, talvez em sonho ou desejo de adolescente isso já tenha passado pela minha cabeça, mas a real é que tá acontecendo e a cada passo eu sinto + essa realidade. Diferente, nova, desafiadora e extremamente reveladora. Pelas pessoas que vêm a cruzar o meu caminho (tudo no bom sentido ok?), pelas situações boas e ruins que devo saber enfrentar e obviamente por tudo o que têm prá experimentar.
Outras horas me pego pensando, que a vida aqui longe, vivendo num lugar diferente, indo para outros ainda não visitados, vendo e provando dessas novidades, faz de mim aquele tipo de expectadora de banquinho de shopping ou de ônibus urbano, sabe?! Quando e onde tu simplesmente pára e fica observando o que se passa ao redor e aí vai tirando as próprias conclusões em relação ao que tu acredita. Tipo aquele lance de que tudo depende do ponto de vista do observador, entende?! A diferença é que aqui tu não é apenas expectador, tu interage, tu é instigado pelas oportunidades e o melhor, pensa que não tem nada a perder, mas sim a ganhar. Na real tu perde o medo, perde a vergonha, perde a chance se deixar passar a vez. Mas pegando o embalo tu ganha coragem, ganha experiência e vai alimentando a vida. Seja bom ou ruim, depois tu tem é muita história pra contar. E isso sim é o que fica! Ninguém vai tirar isso de ti... e essas são algumas das várias histórias.

Tem um monte de gente que, depois de estar aqui por mais tempo, diz que na verdade as coisas não mudam muito do Brasil. Vai e volta e muita coisa continua igual. Bom, talvez pra eles... pois pra mim eu acho uma grande diferença em muitas coisas. Por exemplo: a consistência do leite, do yogurte, e até mesmo da cerveja?! Aqui o yogurt têm em potinhos significativamente maiores que os nossos. No Brasil normalmente tu compra em 6 unidades... e é bem aguadinho. Teve uma época que eu sentia a polpa do morango nos yogurtes da Danone eu acho. Aqui toooooooodos tem polpa, mesmo o que não é fruta! Eles vêm de 2 e são baratinhos, é... baratinhos! eles conseguem fazer yogurte de frutas cítricas ficar uma delícia. Abacaxi é uma coisa! ;o)
O leite. O leite é quase um yorgute de tão consistente. Tem gooooosto de leite.
Os pães. Nossa como têm pão por aqui. Tem uma amiga minha que ia ficar louca! os pães são uns melhores que os outros. E ao contrário da propaganda enganosa dos nossos supermercados, aqui o pão tem gooooosto de pão, tem vários gostos inclusive, e realmente tem variedade infinita deles.
O papel higiênico... ahhh isso é engraçado. Uma vez comentei que usava o papel higiênico de uma forma bastante peculiar... êi, não pensem bobagem, o fato é que eu sou um pouco neurótica com umas coisinhas e tenho uns tiques. Pegava o papel de 4 em 4 picotes ou 2 em 2 quando os espaços eram maiores entre os picotes. Minha prima riu... ok, cada um com o seu tique né?! Chegando aqui.... o papel higiênico tb tem uma consistência e uma fofura que só testando (risos)... me matei rindo já na primeira vez que usei o toillete. Usei apenas 2 folhinhas de picote... o papel parece uma toalha!!! Eles têm folha quádrupla, nem é dupla como os nossos... agora pode rir prima!!! rsrsrsrsrsr
Outra coisa que parece toalha são os guardanapos. Se tu pensa em colocar aqueles guardanapos carésimos que comprou na stock shop pra enfeitar apenas a ceia de natal e depois só no aniversário de sei lá quem... vem pra cá e faz rancho, o guardanapo é chique do úrtimo! Lindos! Nem dá vontade de sujar.
Os copos. Sou apaixonada por copos e fico louca quando vejo algo diferente. Acho que peguei essa mania de um amigo meu... Enfim, os copos chamam a atenção nos bares daqui. São enoooooormes. Acho que condiz com o preço pago pelo líquido né, porque quase vem de jarra! Os copos são absurdamente grandes, pesados, assim como os talheres e outras louças também.
As cervejas por sua vez são peculiares. Diferente do Brasil, aqui ou elas são picurruxas e cotocas, gordinhas e fofas ou são aquelas aberrações de 1/2 litro que tu não consegue tomar sem deixar esquentar. E por falar nisso, é fato... se não for na tua casa ou na sorte de achar um bar que curta cerveja gelada, aqui ela é quente. Quente pra gente, que chama pouco gelada de quente. Mas daí já viu... não desce redonda!
Chocolates... pecado da gula. Não há como negar, até meu chefe se rende a esse "veneno" como ele se refere. Imagina se não gostasse! rsrsrs
Chocolates por todos os lados, de todos os formatos, gostos e texturas. Incrível, mas aqui é a terra...
A carne. A carne também é bastante variada, tem desde o "boi ralado" até a carninha de cavalo. Mas é algo que realmente é cara e churras aqui é ocasião sagrada.
O transporte público. Gente, funciona!!! E é bom! É difícil atrasar um buzum, tem a cada 7 minutos ou menos. Ótima sinalização das coisas, dos lugares, pontos, paradas, tudo é muito bem sinalizado, outra vida! Ah, detalhe, não tem buraco na rua... ahhh é esfalto!
A chuva. As pessoas não têm o costume de usar guarda-chuvas ou sombrinhas. Realmente isso é engraçado, porque tu não vê as pessoas usando esses adereços. Claro, têm gente que usa, mas eles não fazem esforço.
O supermercado. Isso talvez seja uma das coisas que mais me irrita. O supermercado tu é dono(a) da tua vida literalmente. Precisa pesar algumas frutas ou verduras? Vai tu!!! Leva as compras até o caixa pra pagar e depois colocar na sacola? Coloca tu!!! Ah, e se quiser sacola, ou pede "un sac s'il vous plaît" ou COMPRA uma sacola pra levar tuas coisas. É muito desconfortante, pq no Brasil tu tem pessoas que fazem essa caridade pra ti e são pagas pra isso. Affff...
Lojas. As lojas são enooooormes, tu te perde dentro delas. São andares a fio de tanta coisa. A loja que tu nem dá nada, passa da porta já tem escada rolante pra te levar aos outros andares... detalhe, tu entra sabendo o que precisa comprar e sabe que lá vai ter. Tu olha tudo, passa por tudo e não acha o que tinha proposto comprar, só de lambuja, obviamente sai da loja com ooooutra coisa embaixo do braço. Tipo Lei de Murphy.
Patinetes... muitos patinetes. Gente de todas as idades e sexos usam os tais patinetes. E cuidado, vcs pode ser quase atropelado por pessoas de 40cm usando esses patinetes.
iPod, MP3, MP4 ou sei lá mais o que... fones, muitos fones. É basicamente acessório obrigatório pra sair na rua. Até as peruas usam nos seus "motorolas" dourados.
Ups... lembrei de alguém?!
Bonjour. É por tudo e todas as horas do dia. Clássico... me perdoem se voltar falando isso pra vcs toda hora ok. Isso pega!
A cama. É horrível arrumar a cama aqui. Não estou reclamando da coberta, é realmente ótima, de pena de ganso ou sei lá que ave. Mas é chato pra caramba arrumar a coberta dentro da capa. Óbvio que não fica centralizadinha, esticadinha. Travisseiros quadrados e anooooormes, primeiro mês tava com dor no pescoço todas as manhãs... e fora que na hora de levantar, sempre tinha uma pena pendurada em alguma parte da tua cabeça. Afff...

Bom gente, não queria me extender, mas não têm como. Não falei nada ainda! rsrsrsrsrs
Divirtam-se!
Bjus bjus bjus. Carlinha*

No comments: