Sunday, December 16, 2007

Ainda existe um lugar...

Um tempo atrás, conversando com minha mamis no messenger, comentei que tinha ido num churras da brasileirada e durante as cantorias e as modas de viola, tinha cantado ativamente uma linda canção riograndense chamada Ainda Existe Um Lugar - Wilson Paim e que tinha me emocionado e lembrado muito do meu papis, porque ele adora música gauchesca e lembro que cresci e aprendi a gostar delas por causa dele. Logo depois que comentei isso, minha mãe me parou e perguntou: filha, fala sério agora, tu tá feliz aí? Eu arregalei os olhos e pensei comigo mesma pq ela tinha me perguntado aquilo. Caramba, lógico que tô feliz aqui. Uma cidade muito bonita, organizada, pessoas queridas estão próximas, meu trabalho é meu motivo de estar aqui e me sinto uma privilegiada de estar vivendo isso tudo. Nossa, passou outras tantas mil coisas pela minha cabeça, as quais eram justamente motivos de entusiasmo para estar feliz morando na Suíça.

Outras vezes também, minha mãe falava... não liga a web cam pq te vejo e dá mais saudade, não é legal. Ou sei lá... me falava que tinha muitas coisas que a deixava saudosista demais e que talvez sentindo isso, ela se sentia triste por não me ter por perto. Agora eu pergunto, não só pra ela, mas pra todos vocês: qual é o problema de ser saudosista? Tchê... notem, TCHÊ... EU SOU TRI SAUDOSISTA, SOU REGIONALISTA, SOU BRASILEIRA E TENHO MUITO ORGULHO DISSO TUDO!!! Essas são coisas que me deixam feliz e não triste, como podem achar.

Na minha mala eu trouxe uma enorme bandeira do Brasil. Na mudança mandei vir mais de 10Kg de erva-mate e 2 cuias + 2 bombas pra mim poder apreciar o meu chimarrão. Guardei entre os diversos documentos, um envelope bem guardadinho com uma foto linda de todo mundo lá de casa. Meus pais, meus irmão e eu. Sabe onde está esta foto? Na minha sala... porque é pra mostrar pra todo mundo que vem me visitar (ou até a empregada, que até levanta a foto qdo ela cai) que tenho uma família linda, e que sinto saudades dela sim. Trouxe também minha camiseta do meu Colorado que tanto torço e admiro. Trouxe cds com músicas nacionais e regionais, hoje no computador ainda procuro por mais tantas outras que antes nem sabia o nome, mas sabia que gostava e clico pra baixar da internet. Mando e-mails e escrevo pra todos praticamente todos os dias pq sinto falta, pq gosto e tenho saudades tb. Isso é saudosismo, mas é paixão pelo que sou e de onde eu vim.

Não deixo de admirar as novas culturas, as coisas lindas daqui. Sei que meu país tem muita coisa errada sim, mas também não desacredito no potencial dele e do povo que nele sobrevive. Sim, pq muitos realmente sobrevivem e não apenas vivem no Brasil, mas e daí??

Outras tantas pessoas poderiam achar que pensando dessa forma eu não vou evoluir, pq não deixo nada de novo entrar. Bem pelo contrário. Quero muito poder sair daqui falando relativamente "bem" o Francês. Quero poder dizer que comi diversas comidas diferentes e que muitas vezes é muito melhor que meu arroz e feijão sim. O fondue é maravilhoso, o escargot nem tanto, mas enfim... são experiências que vivo e que são extraordinárias mesmo. Me orgulho disso tb. Porém, a realidade não é mudada. Sinto falta de bailão, sinto falta de churrasco, de chimarrão na praça, bate-papo e conversa fora no buteco do Primo lá na Imigrantes. Fazer o que? Não tenho vergonha disso. São coisas simples e do jeito que me deixa feliz.

Então minha mãe, esse post é exatamente pra ti.
SOU E ESTOU BEM FELIZ AQUI SIM TÁ?! Mas também sou sensível o suficiente pra dizer que todas essas coisas me emocionam, me fazem falta mesmo, mas e daí? Só tenho orgulho... e por isso que gosto tanto de lembrar, deixar vivo isso em mim pra jamais me esquecer... pois ainda existe um lugar!

Bjus saudooooosos!
Carlinha*

2 comments:

Unknown said...

Priiiima.. preciso dizer assim q pra variar vc me faz rir mtooo?? Kkkkk.. tu escreve mt bem menina.. sem noção.. só naum xinga tua mami ae, neh?? Minha tia tá só preocupadinha c a filhota dela.. (sim, tu deve tá achando q já tá grandinha pra ela ficar se preocupando).. rs.. mas, ela é mãe.. um dia vc vai ser tb, neh?? :) Dae vai entende-la..
"são crianças como vc, é o q vc vai ser qdo vc crescer.."
Te amo prima!! Saudades mil!

Kalynka said...

Querida Carlinha, meu coracao se enche de alegria ao ler tuas frases, q serzinho mais abençoado q tu e, muito, MOOOOITO tudo de bom ! Que o universo continue sempre conspirando ao teu favor desta maneira, pq tu merece
:********