Wednesday, June 11, 2008

Batendo uma bolinha

Bi bi biiiiiiiiiiii bi bi bi bi bi biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
fon fon fooooon fooooon bi bi bi biiiiiiiiii...
aeeeeeeeeeeee... uhuuuuuuhhh...
ééééééééééé...
biiiiiii biiiiiiiii biiiiiiiii...
bi bi... bi bi bi... bi bi... bi bi bi...

Não, não tô loca, mas já tô quase ficando!!
Essas são apenas alusões que tento descrever pra vcs, do que está sendo a sonoridade do meu apto aqui na "Imigra de Lausanne" - Ouchy - nesses últimos dias. Sim, são apitos, bérros, buzinas e mais buzinas que escuto DIARIAMENTE após cada jogo de futebol. Por quê? Porque está acontecendo desde o início do mês de junho, a EURO COPA 2008. Suíça e Áustria estão fazendo o papel de anfitriãs, então a empolgação tá aqui juntinha, praticamente dentro da minha casa ;o)

Pois é, enqto escrevo, escuto as tais buzinas incessantes dos Portugueses do pedaço, ou seja móóóóóóóóitos deles. Como disse, a cada dia é um desfile diferente. Todas as nacionalidades possíveis se encontram na Suíça, eu fico apavorada. A gente nem precisa acompanhar os jogos direito. Se quiser saber quem tá jogando, é só colocar a cara na rua (ou dentro de um bar) pra saber quais as camisetas que estão à mostra. Portugueses, Gregos, Holandeses, Alemães, Franceses, Italianos, Espanhóis, todos... todos estão por todos os lugares. Tá, vcs devem estar se perguntando, quedelhe os Suíços??? Pois é, sabe que tem tb... rsrsrsrs mas eles são bem mais recatados e tímidos. Peninha terem perdido o jogo de estréia no campeonato, pq eles até são empolgadinhos. Várias bandeirinhas nos carros e nas janelas dos prédios e mais um monte de bagulho. Às vezes eu fico imaginando se Suíço torce?! Sei lá, se é pra que o vizinho pare de fazer barulho, pq já são 22h e ele (naquele dia) não tá a fim de chamar a Polícia ou se torce pelo time de futebol mesmo (sim, eles tem um time) e se mostram apaixonados tb. Tadinhos... o que comanda mesmo aqui é a diversidade. Os nossos amiguxos Portugas estão em maioria (eu acho), pq tem móóóóóóitos deles como já falei. Com bandeiras, camisetas, faixas, tudo! Estão completamente munidos e empolgados com seus "bola-bolas" Cristiano Ronaldo, Simão, Deco (brasileiro) e lá vai pedrada. Impressionante! Bom, ainda mais que eles estão pertinho da gente tb. A delegação de Portugal está hospedada em Neuchatêl... lá onde a nossa outra tchurminha brazuca tb se encontra. Vizinhos famosos esses não?


Coisa engraçada foi eu saber de uma amiga nossa (Kassi) que tá a pouco tempo morando lá em Neuchas e já anda fazendo amizade com esses famosos. Certo dia desses, vai a loca dar sua corridinha nos parques da vida ou em volta do lago e passa por um senhor "meio godinho" e bigodudo, mais conhecido como Felipão!! Olha, estranha um pouco, mas reconhece. Solta aquele: "da-lhe Felipão!!!" e sai correndo faceira, seguindo seu rumo... Outro dia, nem era o mesmo horário... tá lá o "godinho bigodudo" de novo... e vai nossa ilustre amiga (Kassi) fazer seu elogio enqto corre "da-lhe Felipão!!!"... o cara pára, se vira pra ela e chama a sua atenção "oi, mas vem cá... de onde TU és?" ela - "brasileira, do Sul, Santa Cruz do Sul" e aí lá se foi a conversa (desculpa não sei o que mais aconteceu) a guria tá amiga íntima do Scolari, tu vê?! Mundinho pequeno não?! rsrsrsrsrsrs
Da-lhe Felipão!!! hahahahahahahaha ;op


Assim é que está o nosso movimentado mundinho dos alpes. Como sempre, no mínimo eu estou achando tudo isso muito interessante. Porque consigo ver FORA DO PAÍS DO FUTEBOL, que os gringos tb são chegados no esporte. E muito!!! A paixão deles é demonstrada de uma forma um pouco diferente, mas muito mais extravagante na minha opinião. Eles colorem o rosto e/ou os cabelos, vestem as camisas, empunham bandeiras, grudam realmeeeeeente o dedo na buzina e gritam seus gritos de guerra. A diferença maior é q aqui não tem foguetório. Aqui acho que não fabricam, nem importam. Não se ouve NENHUM, nem no ANO NOVO carai!!!

Mas outras tantas coisas tb são engraçadas. Assisti a pouco o jogo - ops, aqui é match... match pra lá, match pra cá... não aguento mais "métch, métch, métch..." aaaargh... de Portugal x República Checa. Os Portugas ganharam novamente (segundo jogo do campeonato) por 3x1 e daí começou a baderna aqui na rua. Já estava prevendo. O silência absoluto imperava enqto o jogo transcorria na TV, depois minha gente... f*** por isso que me referi à "Imigra de Lausas", tá quase igual! Não posso reclamar muito, pq lá eu moro pertinho tb e a baderna parece bem maior. A diferença tb, é que lá eu me junto à baderna rsrsrsrs. Mas sabe né... depois de 8 meses fora, E NA SUÍÇA, a gente fica chata pra caramba e qlqr barulhinho desses, enche o saco! Normalmente tudo tem sua perfeita ordem, as pessoas não fazem barulho, tudo é limpinho e organizadinho (até demais). Daí vem a "diversidade" e tá feita a c***. Mas enfim, é legal. Qdo tô inspirada (tipo agora), ligo a TV no outro jogo - agora Suíça e Turquia - hahaha vai ter briga na casa do meu colega, ele é suíço e a esposa é turca, entende mais de futebol do que ele hahahaha - e fico tb parada um tempo na janela, vendo as figuras que vão surgindo. É legal, um passa-tempo!

Mas é isso... a nova febre européia é a Euro Copa. Todos parecem estar encarnados literalmente em suas paixões e o assunto rola o mesmo dentre os colegas e amigos. FUTEBOL. Depois dessa, não creio que essa seja uma paixão exclusivamente (ou praticalmente) dos brasileiros. Tem muito gringo que adooooora bater uma bolinha tb.

E tu? Vai torcer pra quem? ;)

PS: to fechando o post de hoje e a Suíça acabou de fazer um golzinho choraaaaaaado na Turquia. Chove muito lá no jogo, e a bola quase não entra em gol. A galera aqui em volta gritou... eles torcem!!! rsrsrsrs

PS2: as fotinhos postadas hoje, são do João. Amigo brazuca que foi na estréia de Portugal lá em Genebra. Valeu pelas fotinhos!!!

Bjus e +,
Carlinha*

1 comment:

Anonymous said...

hehehehe....
Pior que falei com o homem mesmo, rapaiz!!!hehehe
Além do que tu escreveu amore....tb disse pra ele que a gauchada torcia muito por ele sempre....e que o Beto tinha pedido pra dizer pra ele, se eu o encontrasse novemente, que ele já tinha ganho muito dinheiro e que era pra ele voltar pro Grêmio (sorry sei que tu és colorada...tb sou!!!Mas não podia perder a chance de zoar com o Felipão...hahahahha))!!!

Bjo lindona!!
Tá show de bola o teu blog!!